REGULAMENTO
Campeonato de Vôlei Masculino e Feminino 2023
2º Semestre
Capítulo I – Da Promoção e Objetivos
Art.º1º - A Comissão de Esportes, legalmente instruída pela Diretoria da Associação Atlética Palmeiras para promover, organizar e dirigir os Campeonatos Internos do Clube aprova o presente Regulamento para o Campeonato de Vôlei Masculino e Feminino 2023, 2º Semestre.
Art.º2º - Os atletas e as equipes formadas pela Comissão de Esportes ficam sujeitas aos preceitos deste Regulamento.
Capítulo II – Da Organização e Direção
Art.º3º - O Campeonato obedecerá às disposições deste regulamento, das regras e do código desportivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e das demais legislações esportivas vigentes, afeitas as modalidades.
Art.º4º - A Organização e coordenação é da Associação Atlética Palmeiras, que cumprirá e fará cumprir este regulamento.
- Aos organizadores compete:
- Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução;
- Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela de jogos;
- Julgar os casos omissos deste regulamento;
- Apreciar e julgar todas as infrações ocorridas durante a competição.
Capítulo III – Dos Participantes
Art.º5º - As equipes que participarem do campeonato serão consideradas conhecedoras deste regulamento, bem como das leis e regras da modalidade.
§- Para dar início/continuidade a partida, é necessário, cada equipe, ter no mínimo 5 atletas em quadra.
Art.º6º - Os atletas que abandonarem a sua equipe durante o transcorrer do campeonato ou partida, poderá ser excluído do atual campeonato, podendo ser julgado perante Código Disciplinar Desportivo do Clube.
Capítulo IV – Das Inscrições
Art.º7º - As inscrições dos atletas deverão ser feitas através de fichas de inscrições fornecidas pela Secretaria de Esportes do Clube e após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 20 reais.
Parágrafo Primeiro: Os associados que se inscreverem após o término das inscrições serão considerados suplentes, receberão nota conforme todos os atletas e terá a sua participação em caso de troca de atletas da mesma nota após a análise e aprovação da Comissão de Esportes do Campeonato de Voleibol.
Parágrafo Segundo: Caso seja solicitada a troca de atleta pela equipe do membro da comissão, este ou estes membros da equipe em questão não poderão participar da análise e aprovação.
Parágrafo Terceiro: A inclusão de atletas poderá ser feita até o final do 2ºturno, ou seja, não será permitida a inclusão de atletas nas fases Semifinal e Final.
Capítulo V – Das Disposições Gerais
Art.º8º - As partidas da 1ª fase serão disputadas pelo sistema de melhor de 3 (Três) sets, sendo que os 02 (dois) primeiros terão duração de 25 (vinte e cinco) pontos e o 3º Set de 15(quinze) pontos. Em todos os sets a diferença obrigatória para se fechar um set deverá ser de 02 (dois) pontos, não existindo pontuação limite para tal, exemplo: 26 x 24 / 27 x 25 / 39 x 37, 100 x 98, etc.
Art.º9º - Os jogos terão uma tolerância de 15 (quinze) minutos, contados a partir do horário determinado na tabela de jogo.
Parágrafo Único: Com o sentido de eliminar quaisquer dúvidas, anotamos que a tolerância será válida apenas para o 1º jogo da rodada (os jogos subsequentes não terão tolerância).
§ Caso a 1ª partida não seja realizada por qualquer motivo, a 2ª partida deverá ser iniciada no horário constante da tabela de jogos.
Art.º10º - As partidas NÃO SERÃO ALTERADAS EM NENHUMA DAS FASES DO CAMPEONATO.
§Isso ocorrerá somente em casos extraordinários e de absoluta força maior (EX.:Luto, Mal Subito) poderá ser transferida uma partida com menos de 48 horas, compete a Secretaria de Esportes junto aos Diretores de Esportes e Comissão de Esportes tomarem tal decisão.
§ Quando circunstâncias imprevistas interrompem o jogo, o 1º Árbitro, juntamente com a organização decidirá acerca das medidas necessárias a fim de garantir que sejam reestabelecidas as condições normais para o seu prosseguimento ou a designação de uma nova data.
§ A partida será reiniciada com os mesmos atletas,observada à pontuação do set no momento em que foi interrompida,mantendo as equipes os mesmos jogadores e suas posições. Os sets que já tiveram sido completados serão mantidos.
§ O procedimento acima citado será utilizado tanto nas partidas reiniciadas no mesmo dia, quanto naquelas transferidas para outro dia.
Capítulo VI – Dos Atletas
Art.º11º - O atleta que faltar 02 (duas) partidas poderá ser substituído, conforme a solicitação do Coordenador de sua equipe e aprovação da Comissão de Esportes.
§ O atleta de uma equipe que não chegar a jogar por esta, por motivo de contusão ou outro considerado aceitável pela Comissão de Esportes, antes do início do campeonato, poderá jogar por outra equipe.
§ O Coordenador poderá solicitar à Comissão de Esportes, a substituição do atletas que faltar 02(duas) partidas.
§ O pedido de troca deverá ser efetuada através da nota de cada atleta, sendo que a mesma é determinada pela Comissão.
§ Os atletas que abandonarem a sua equipe durante o transcorrer do Campeonato como forma de protesto, poderá ficar suspenso, a critério da Comissão de Esportes.
Art.º12º - O coordenador que necessita de jogador como “Reforço” deverá solicitar a Comissão de Esportes somente após a 1ª Rodada do 1º turno do Campeonato, sujeito a analise e aprovação da comissão do campeonato.
Art.º13º - A equipe que retardar a partida será penalizada através de seu coordenador com uma advertência verbal. No caso de reincidência será advertido por escrito e caso ocorra pela 3ª vez à equipe perderá 01 (um) ponto.
Art.º14º - O coordenador deverá fazer as alterações necessárias na equipe para que TODOS joguem.
Art.º15º - Todo atleta terá o dever de participar de, no mínimo, 01 (Um) Set (de 25 pontos) na partida, devendo o Coordenador de sua equipe fazer as alterações necessárias para que todos participem do jogo.
Art.º16º - Em caso de lesão durante os jogos, esse atleta poderá ser substituido e a equipe não sofrerá penalização mesmo que este não tenha participado de 01( Um) set (25 pontos) completo.
Art. º17º- fica liberado o número de substituições durante os jogos, podendo ser feita a critério da necessidade das equipes. Não sendo obrigatório a entrada no mesmo lugar do atleta que foi substituido.
§ Para que o atleta possa exercer o seu direito de jogar um set de 25 pontos, deverá estar presente na partida, antes do inicio do 2º Set.
Art.º18º - Caso o Coordenador deixar de colocar algum atleta para jogar, mesmo após este haver manifestado sua vontade de participar do jogo, deverá comunicar o fato ao Representante da partida, que tomará as medidas necessárias para ser apreciada e julgada pela Comissão de Esportes.
§ Só poderá ficar em quadra atletas que tenham condições de jogo.
Art.º19º - Nenhuma equipe poderá ter menos de 7 altetas inscritos no seu total, titulares e reservas.
Capítulo VII – Da Classificação e Disciplina
Art.º20º - Na hipótese de uma equipe vencer a partida por W.O. além dos 03 (três) pontos ganhos, terá ao seu favor o placar de 2x0, com parciais de 25x00 e 25x00.
Art.º21º - No caso de W.O., além da derrota pelo placar de 2x0 (parciais 25x00
/ 25x00) a equipe infratora será penalizada com a perda de menos um ponto na tabela da classificação.
Art.º22º - No caso de abandono(encerramento antes do término da partida,a equipe infratora será penalizada com a perda dos pontos da partida e será penalizada pelo placar de 2x0 (50x00).
Art.º23º - Todas as infrações serão apreciadas e julgadas pela Comissão de Esportes, com base no Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva. As decisões serão irrevogáveis, irrecorríveis, irreversíveis e produzirão efeito imediato.
Art.º24º - Qualquer atleta vinculado à partida que venha a ser desqualificado, de qualquer partida, será imediatamente suspenso da próxima partida, além das penas que poderão ser impostas pela Comissão de Esportes e Diretoria da Associação Atlética Palmeiras, sujeito as penas previstas no Estatuto do Clube.
§O atleta que receber o 3º cartão AMARELO também será suspenso de sua próxima partida.
Art.º25º - A equipe que venha desrespeitar o Art. 15 será julgada pela Comissão de Esportes automaticamente terá os pontos anulados, Ex.: se a equipe venceu a partida será considerada derrotada. O coordenador será julgado e o atleta que não quis participar/ou não foi colocado em quadra serão julgados e poderão sofrer a suspensão que varia de 01 a 03 jogos
Capítulo VIII – Da Premiação
Art.º26º - Serão oferecidos troféus e medalhas às equipes finalistas da seguinte forma:
- Troféu de Campeão;
- Troféu de Vice Campeão;
- Troféu de 3º Colocado;
- Medalhas as equipes Campeã, Vice Campeã, 3ª e 4ª Colocada.
Capítulo IX – Das Fases do Campeonato
Art.º27º - 1ª Fase - De Classificação:
- As equipes jogarão todas contra todas em 2 turnos;
- Classificam-se para a fase seguinte as 04 equipes primeiras colocadas por pontos na tabela de classificação.
- Esta fase será disputada por pontos corridos.
Art.º28º - 3ª Fase Semi Final:
- A forma de cruzamento será a seguinte:
Ø1º Colocado da 1ª Fase x 4º Colocado da 1ª Fase
- 2º Colocado da 1ª Fase x 3º Colocado da 1ª Fase
- Nessa fase será melhor de um único jogo, sendo melhor de 05 (Cinco) Sets, onde a equipe vencedora se classificará para a disputa de Campeã e a equipe perdedora para a disputa de 3ª Colocada.
Art.º29º - 3ª Fase - Final:
- DISPUTA DE CAMPEÃ - será melhor de um único jogo, sendo melhor de 05 (Cinco) Sets, onde a equipe vencedora será declarada campeã.
- DISPUTA DE 3º COLOCADO – será melhor de um único jogo, sendo melhor de 03 (Três) Sets, onde a equipe vencedora será declarada campeã.
Capítulo X – Critérios de Desempate
Art.º30º - Para fins de classificação deverá ser contada a seguinte pontuação:
- - Vitória - (2-0) 03 Pontos;
- - Vitória - (2-1) 02 Pontos;
- - Derrota - (2-1) 01 Ponto;
- - Derrota - (2-0) 00 Ponto;
- - W.O. - (25-0; 25-0) -01 Ponto;
- - Abandono - (25-0; 25-0) 00 Ponto.
Art.º31º - O critério de Desempate será o seguinte:
- Maior número de vitórias;
- Menor número de faltas (presença) de jogadores;
- Menor número de pontos sofridos;
- Maior número de pontos marcados;
- Saldo de pontos marcados;
- “Set Average” (Marcados/Sofridos);
- Saldo de pontuação das partidas;
- Menor número de Abandono;
- Menor número de WO;
- Confronto Direto.
Art.º32º Perderá direito ao Critério de Desempate:
- A equipe que abandonar o jogo antes do final da partida;
- A equipe que cometer “WO”;
Capítulo XI – Das Disposições Finais
Art.º33º - Uniforme das Equipes: Todos os atletas deverão utilizar camisas iguais com números impressos nas costas e não sendo obrigatório o uso das bermudas iguais.
CATEGORIA | IDADE | ALTURA DA REDE |
FEMININO MASCULINO | A PARTIR DE 16 ANOS A PARTIR DE16 ANOS | 2,24M 2,43 M |
Comissão Masculino
Adriano Francisco Dias
Fabio Garcia
Marcos Fernando Martinello
Paulo Mascaro
Milton
Thiago Oliveira
Comissão Feminino
Adriana Dias
Ana Claudia Conessa
Ana Flavia
Claudia Osilieiro
Dani Petian
Dani Martinello
Renata
Rosa Gabriela
Marcos Fernando Martinello