REGULAMENTO
CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE SINTÉTICO – 2017
COPA : PERCILIO DE CASTRO
Capítulo I – Das Disposições Preliminares
Art. 1º- A Comissão de Esportes, legalmente instituída pela Diretoria da A.A. Palmeiras para, promover, organizar e dirigir os Campeonatos Internos do Clube aprova o presente Regulamento para o Campeonato de Futebol Soçaite/2017.
Os atletas e as equipes formadas pela Comissão de Esportes ficam sujeitos aos preceitos deste Regulamento.
Os atletas e as equipes formadas pela comissão de esportes ficam sujeitos aos preceitos deste regulamento.
Capítulo II – Das Faixas Etárias
Art. 2º - O Campeonato será dividido em 3 (Três) Faixas Etárias:
- Faixa “A” – de 43 até 44 anos.
- Faixa “B” – de 45 até 47 anos.
- Faixa “C” – de 55 anos para cima.
Capítulo III – Das Equipes
Art. 3º - Os atletas inscritos foram divididos em 18 (Dezoito) equipes, da seguinte forma:
Faixa “A”:
|
|
|
|
|
|
Faixa “B”:
|
|
|
|
|
|
Faixa “C”:
|
|
|
|
|
|
Art. 4º - Nenhuma equipe poderá ter menos que 11 (onze) atletas inscritos no seu total (titulares e reservas).
Capítulo IV – Das Fases do Campeonato
Art. 5º - 1ª Fase – De Classificação:
1.Esta Fase será disputada por pontos corridos, em turno e returno, onde as equipes jogarão todas contra todas, dentro da sua Faixa Etária.
2.Classificará para a próxima fase, as 04 (Quatro) equipes primeiras colocadas por pontos em cada Faixa Etária.
Art. 6º - 2ª Fase – Semi-Final:
1.A forma de cruzamento será a seguinte:
A. 1º Colocado da 1ª fase x 4º Colocado da 1ª fase
B. 2º Colocado da 1ª fase x 3º Colocado da 1ª fase
2. Será melhor de um único jogo, onde a equipe vencedora no tempo normal de jogo se classificará para a disputa de Campeã.
3.Caso o jogo termine empatado, a equipe melhor classificada na 1ª fase estará classificada para a disputa de Campeã. .
Art. 7º - 3ª Fase – Final:
1.Disputa de Campeão: Será melhor de um único jogo, em condições de igualdade, onde a equipe vencedora será declarada Campeã.
2.Se no final do tempo normal a partida terminar empatada, teremos cobranças de 3 (três) pênaltis alternados para cada equipe.
3. Se persistir o empate, teremos cobranças alternadas de 1 (um) pênalti para cada equipe, até que uma delas obtenha vantagem.
- O 3º lugar será atribuído à equipe que obtiver melhor campanha ao longo do campeonato.
Capítulo V – Do Critério de Pontuação
Art. 8º - O Critério de Pontuação será o seguinte:
1.Vitória – 3 (três) pontos.
2.Empate – 2 (dois) pontos.
3.Derrota – 1 (um) ponto.
4.Abandono – 0 (zero) ponto. (encerramento antes do final da partida).
5.WO – menos 01 (um) ponto. (não comparecer ou comparecer com menos de 05 (cinco) atletas para a partida)
Capítulo VI – Do Critério de Desempate
Art. 9º - O Critério de Desempate será o seguinte:
1.Maior número de vitórias.
2.Menor número de faltas (presença) de jogadores.
3.Menor número de cartões vermelhos.
4.Menor número de cartões azuis.
5.Menor número de cartões amarelos.
6.Confronto direto.
7.Menor número de gols sofridos.
8.Maior número de gols marcados.
9.Saldo de gols (gols marcados menos gols sofridos).
10.Gol “average” (gols marcados divididos pelos gols sofridos).
Art. 10º - Perderá direito ao Critério de Desempate:
1.A equipe que abandonar o campo antes do final da partida.
2.A equipe que cometer “WO”.
Capítulo VII – Dos Horários dos Jogos
Art. 11º - Todos os jogos do Campeonato terão o seu início conforme horário previsto na tabela.
Art. 12º - A tolerância de 15 (quinze) minutos será considerada apenas na primeira partida de cada período. Nas demais não haverá tolerância, prevalecendo o horário marcado na tabela. A equipe que não estiver em campo com o mínimo de 05 (cinco) atletas até 05 (cinco) minutos após o encerramento do jogo anterior, será considerada ausente.
Art. 13º - A equipe que atrasar o jogo será penalizada através de seu coordenador com uma advertência verbal. No caso de reincidência será advertida por escrito, se o atraso ocorrer pela 3ª vez à equipe perderá 1 (um) ponto.
Art. 14º - Não serão permitidos adiamentos ou transferências de partidas, salvo por motivo de força maior, o qual será determinado pela Diretoria e/ou Secretaria de Esportes. Se o tempo estiver chuvoso, caberá ao árbitro e 1 (um) ou mais membros da Diretoria e/ou Secretaria de Esportes, para analisar e cancelar a partida se for o caso.
Art. 15º - Os jogos adiados as 4ªs, 5ªs e 6ªs feiras período da noite, Sábado à tarde e Domingo cedo, por motivo de chuva, poderão ser realizados no domingo à tarde, na mesma semana, em horário a ser determinado pela Secretaria de Esportes.
Capítulo VIII – Dos Uniformes
Art. 16º - É obrigatório o uso do uniforme da equipe pelos atletas em todas as partidas, sob pena de não ser autorizado a jogar pelo árbitro.
Art. 17º - O atleta só poderá ficar no banco de reservas, se estiver devidamente uniformizado.
Art. 18º - Somente será permitido o uso de chuteiras Soçaite ou Tênis.
Art. 19º - Não será permitido ao atleta participar do jogo com objetos que coloquem em risco sua integridade física e de outros atletas.
Capítulo IX – Dos Atletas
Art. 20º - O atleta só poderá assinar a súmula do jogo, uniformizado, e até o final da partida.
Art. 21º - Uma partida não terá prosseguimento se qualquer das equipes ficar reduzida a menos de 05 (cinco) atletas.
Art. 22º - O atleta que faltar 02 (duas) partidas poderá ser substituído, conforme aprovação do Coordenador de sua equipe e da Comissão de Esportes.
Art. 23º - O atleta que sair do Campeonato de futebol soçaite, não poderá entrar no Campeonato de futebol do Campão.
Art. 24º - O atleta que sair de uma equipe ficará como suplente e só poderá voltar na mesma equipe na sua Faixa Etária, no lugar do mesmo Atleta que o Substituiu.
Art. 25º - Todo atleta terá o direito de participar de, no mínimo, 20 (vinte) minutos de cada partida, devendo o Coordenador de sua equipe fazer as alterações necessárias para que todos participem do jogo.
Art. 26º - Caso o Coordenador deixar de colocar algum atleta para jogar, mesmo após este haver manifestado sua vontade de participar do jogo, deverá comunicar o fato ao Representante da partida, que tomará as medidas necessárias para ser apreciada e julgada pela Comissão de Esportes.
Art. 27º - Os atletas que abandonarem a sua equipe durante o transcorrer do Campeonato como forma de protesto, poderá ficar suspenso, a critério da Comissão de Esportes.
Art. 28º - Caso o atleta venha a sair do Campeonato por qualquer motivo, ou após o término do mesmo, deverá devolver a camisa de imediato. Caso não o faça, o caso será analisado e julgado pela Comissão de Esportes que poderá suspender o atleta dos campeonatos subsequentes do clube.
Art. 29º - Fica terminantemente proibido aos atletas proferir palavras de baixo calão e ofensas durante as partidas, sob pena de ser punido pelo árbitro, pela Comissão de Esportes e pela Diretoria do Clube.
Art. 30º - O atleta de uma equipe que não chegar a jogar por esta, antes do início do campeonato, poderá jogar por outra equipe, após aprovação da Comissão de Esportes.
Art. 31º - Os atletas não poderão abandonar o campo de jogo ou o banco de reservas sem autorização do árbitro, representante ou coordenador de esportes.
Art. 32º - O atleta ou pessoa que não tiver participação com a partida, não poderá ficar no interior do campo (alambrado).
Art. 33º - Quando for declarado (WO) os atletas que faltaram sem
justo motivo, poderão ser punidos pela comissão de esportes.
Art. 34º - Caso a equipe tenha número suficiente de atletas para iniciar a partida e não adentrar ao campo de jogo, os atletas presentes serão punidos pela Comissão de Esportes.
Art. 35ª - Caso o Atleta venha a ser SUSPENSO por agressão ou qualquer ato que desabone sua conduta, a equipe só poderá trocá-lo, após 2 (duas) partidas, exceto o goleiro.
Art. 36º - Se um atleta estiver atuando como jogador de linha em sua faixa etária e como goleiro em outra faixa etária, e, caso coincida de suas equipes jogarem no mesmo dia e horário, este deverá jogar para a equipe que atua como goleiro, em qualquer fase do Campeonato. A equipe que ceder o goleiro não receberá falta.
Art. 37º - O Clube não se responsabiliza por eventuais acidentes com os atletas, que venham a ocorrer durante o Campeonato.
Art.38° - Após a 10ª rodada (após o 10º jogo de cada equipe), não mais poderá ser efetuada nenhuma troca de troca de atletas, até o final do campeonato.
Capítulo X – Dos Goleiros
Art. 39º O Goleiro que estiver jogando em duas (2) faixas etárias ou mais, e os jogos dessas equipes vierem a serem realizados no mesmo dia e mesmo horário, os goleiros deverão jogar para a Faixa mais nova. A equipe que ceder o goleiro não receberá falta.
Art. 40º - O goleiro reserva só poderá jogar na falta do goleiro titular, se o nome dele constar na relação de goleiros reservas.
Art. 41º - O goleiro expulso não poderá ser substituído pelo goleiro reserva na mesma partida, mas poderá nas partidas seguintes.
Art. 42ª – O goleiro excluído com cartão azul, NÃO poderá ser substituído pelo goleiro reserva na mesma partida.
Art. 43º - Em uma mesma partida, uma equipe não poderá utilizar 2 (dois) goleiros reservas, salvo se a equipe não tiver goleiro fixo.
Art. 44º - O goleiro reserva não poderá jogar 2 (dois) jogos consecutivos para a mesma equipe, salvo se a equipe não tiver goleiro fixo.
Art. 45º - A equipe que não tiver goleiro fixo só poderá utilizar o mesmo goleiro reserva por 02 (dois) jogos consecutivos.
Art. 46º - A Equipe que estiver sem goleiro fixo, terá um prazo de (2) Rodadas para fixar um goleiro, se não o fizer a comissão de esportes fará.
Art. 47º - Se o goleiro reserva estiver jogando e o goleiro titular chegar atrasado, este poderá entrar na partida.
Art. 48 º - Nas faixas “A “B” e “ C ”, os goleiros não poderão tocar na bola após a linha do meio campo, tanto com a bola em jogo como nas reposições de bola parada (laterais, escanteios, faltas, pênaltis e bola ao chão). Penalidade: Tiro Livre Indireto.
Art. 49º - Fica proibido aos goleiros cobrarem pênaltis em qualquer fase do campeonato.
Capítulo XI – Dos Coordenadores
Art. 50 - O Coordenador tem poderes para escalar e substituir qualquer atleta de sua equipe.
Art. 51 - O Coordenador poderá solicitar à Comissão de Esportes, a substituição do atleta que faltar 02 (duas) partidas.
Art. 52º - O Coordenador deverá arrumar goleiro reserva para sua equipe, na falta do goleiro titular, dentro da relação de goleiros reservas.
Art. 53º - A equipe que utilizar de goleiro que não está na relação de goleiros reservas da sua respectiva faixa etária, será declarada perdedora e somará apenas 1 (um) ponto na partida e a equipe adversária será declarada vencedora e somará 3 (três) pontos na partida independente do resultado.
Art. 54º - O Coordenador deverá, obrigatoriamente, escolher outro atleta do mesmo nível, aprovado pela Comissão de Esportes, no caso de algum atleta entregar a camisa e a equipe vier a ficar com menos de 11 (onze) atletas no seu total.
Art. 55º - Após o início do campeonato a comissão de esportes poderá colocar atletas fora da faixa etária de idade. Isto visando manter a qualidade técnica da competição
Art. 56º - O Coordenador que necessitar de jogador como “reforço”, deverá solicitar à Comissão de Esportes somente após a 3ª Rodada do 1º turno.
Art. 57º - O Coordenador deverá fazer as alterações necessárias na equipe para que todos joguem, conforme prevê o Art. 25º.
Capítulo XII– Das Penalidades Quanto a Aplicação dos Cartões
Art. 58º - Cartão Amarelo – o jogador ficará afastado da partida por 10 (dez) minutos, podendo ser substituído por outro jogador.
Art. 59º - Cartão Azul – o jogador será excluído da partida. Após 10 (dez) minutos, a equipe poderá substituir o jogador excluído por outro.
Art. 60º – O acúmulo de 04 (Quatro) Cartões Amarelos pelo mesmo atleta implicará na suspensão de 01 (uma) partida.
Art. 61º – O acúmulo de 02 (Dois) Cartões Azuis pelo mesmo atleta implicará na suspensão de 01 (uma) partida.
Art. 62º - Cartão Vermelho – o jogador será expulso da partida, não podendo entrar outro jogador em seu lugar. A equipe ficará com 01 (um) jogador a menos.
Art. 63º - O atleta expulso estará suspenso automaticamente da próxima partida.
Art. 64º – Os cartões amarelos, serão Zerados, para as 2ª Fase – Semi Final e 3ª Fase – Final.
Art. 65° - Os cartões azuis, não serão zerados, para as 2ª Fase – Semi Final e 3ª Fase – Final.
Art. 66º - Os atletas que receberem Cartão Azul e/ou Vermelho, não poderão permanecer no banco de reservas nem no interior do campo, sob pena de agravamento da punição.
Art. 67º - Nos casos de Cartão Azul e Cartão Vermelho, o jogador, dependendo do caso, poderá ser julgado e punido pela Comissão de Esportes.
Art. 68º - Toda conduta antidesportiva que vier a ocorrer antes, durante e após a partida, no âmbito do jogo ou no interior do Clube em decorrência da mesma, será apreciada e julgada pela Comissão de Esportes.
Art. 69º - Todo caso grave de indisciplina (agressão ou fato que extrapole o campo de jogo), além da punição na área desportiva atribuída pela Comissão de Esportes, os envolvidos poderão ser punidos também pela Diretoria do Clube.
Capítulo XIII– Dos Recursos
Art. 70º – Os Coordenadores que desejarem fazer qualquer reclamação terão prazo até as l7: 00 h. horas da segunda feira seguinte à rodada, a qual deverá ser formulada por escrito e encaminhado a Comissão de Esportes para análise e julgamento.
Art. 71º - Todo atleta terá direito de fazer sua “defesa prévia” escrita e de “recurso de punição”, às penalidades definidas pela Comissão de Esportes.
Art. 72º - Se um atleta entrar na Justiça Comum, tomando como base qualquer item deste Regulamento, este poderá ser punido neste Campeonato e nos Campeonatos subsequentes.
Capítulo XIV– Das Regras do Jogo
Art. 73º - O tempo de jogo será de 80 (oitenta) minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 40 (quarenta) minutos cada, com um intervalo técnico de 02 (dois) minutos, aos 20 (vinte) minutos de cada período.
Art. 74º - Gol direto de saída de meio campo só será válido, se houver um 2º toque.
Art. 75° - Os arremessos laterais serão cobrados somente com o uso das mãos.
Art. 76º - As substituições serão livres, efetuadas somente na lateral, dentro da “Zona de Substituição”, em frente à mesa do Representante, após dar ciência ao mesmo.
Art. 77º - Os “carrinhos” só serão permitidos, se não trouxerem risco a integridade física do adversário.
Art. 78º - Nas saídas de bola pela linha de fundo, somente os goleiros farão a reposição da mesma em jogo, quer com o uso dos pés ou das mãos, e só poderão tocar na bola uma segunda vez, após esta tocar em qualquer outro jogador da equipe adversária.
Art. 79º - Gol de goleiro nas reposições de tiro ou arremesso de meta só valerá se houver um segundo toque.
Art. 80º - A distância da barreira nas cobranças de Tiros Livres (faltas) será de 07 (sete) metros.
Art. 81º - Nas cobranças de Tiro de Canto (escanteios), os atletas adversários deverão ficar a uma distância de 07 (sete) metros da bola.
Art. 82º - A penalidade máxima será cobrada na distância de 08 (oito) metros do centro da linha de gol.
Art. 83º - Nas cobranças de penalidade máxima, todos os atletas deverão ficar a uma distância de 07 (sete) metros atrás da marca do pênalti, com exceção do atleta que irá cobrá-la.
Art. 84º - O que não constar no presente Regulamento, segue as Regras Oficiais do Futebol Soçaite.
Capítulo XV– Da Comissão de Esportes
Art. 85º - Caberá aos membros da Comissão de Esportes relatar por escrito, fatos graves ocorridos no transcorrer dos jogos ao qual estejam assistindo, não observados pelo árbitro da partida, para que se possa julgar e apenar com mais justiça.
Art. 86º - São membros da Comissão de Esportes:
1.DIRETORES DE ESPORTES:
DIRETOR DE ESPORTES : Richard Monteiro Perez.......... (RICHARD).
DIRETOR DE ESPORTES : Cleiton Cesar Guizzardi ..........( CLEITINHO )
2.Coordenador: Sidney Bigliassi (CURICA).
3.Coordenador: Anderlei Hervaz (MAX).
4.Coordenador: Michel A. Francisquini (MICHEL).
5.Membros:
A. Faixa “A”: Antonio Carlos do Nascimento............................(PITOTA)
Orlando Certain.................................................(CERTAIN)
B. Faixa “B”: Laidson F. Silva ....................................................(SAN)
Valdemir D. Morais .........................................(LAMBARI)
C. Faixa “C”: Dédio Ap. Vecchi ................................................(DECIO)
Miguel Gilberto Gonçalves......................................(GIL)
COMISSÃO DE ESPORTES
A.A. PALMEIRAS