|
REGULAMENTO
Campeonato de Vôlei 2017
Capítulo I – Da Promoção e Objetivos
Art. 1º - O campeonato visa promover uma maior integração entre os associados e praticantes de voleibol.
Capítulo II – Da Organização e Direção
Art. 2º - O campeonato obedecerá às disposições deste regulamento, das regras e do código desportivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e das demais legislações esportivas vigentes, afeitas as modalidades.
Art. 3º - A organização e coordenação geral do campeonato caberão a Secretaria de Esportes e Comissão Organizadora da Associação Atlética Palmeiras, que cumprirá e fará cumprir este regulamento.
Art. 4º - Aos organizadores compete:
- Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução;
- Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela de jogos;
- Julgar os casos omissos deste regulamento;
- Apreciar e julgar todas as infrações ocorridas durante a competição.
Capítulo III – Dos Participantes
Art. 5º - As equipes que participarem do campeonato serão consideradas conhecedoras deste regulamento, bem como das leis e regras da modalidade.
Art. 6º - Os atletas que se inscreveram de levantador (a) poderá somente jogar nessa posição. Caso o atleta inscrito como levantador jogar em outra posição, o jogo será paralisado para efetuar a troca do levantador de posição e o coordenador será advertido verbalmente.
Capítulo IV – Das Inscrições
Art. 7º - As inscrições dos atletas deverão ser feitas através de fichas de inscrições fornecidas pela Secretaria de Esportes do Clube.
Parágrafo Primeiro: Os associados que se inscreverem após o término das inscrições serão considerados suplentes, receberão nota conforme todos os atletas e terá a sua participação em caso de troca de atletas da mesma nota após a análise e aprovação da Comissão de Esportes do Campeonato de Voleibol.
Parágrafo Segundo: Caso seja solicitada a troca de atleta pela equipe do membro da comissão, este ou estes membros da equipe em questão não poderão participar da análise e aprovação.
Parágrafo Terceiro: A inclusão de atletas poderá ser feita até o final da 1ª fase, ou seja, não será permitida inscrição de atletas na fase Semifinal ou Final.
Capítulo V – Das Disposições Gerais
Art. 8º - Todas as partidas serão disputadas pelo sistema de 05 (cinco) melhores sets sendo que os 04 (quatro) primeiros terão duração de 25 (vinte e cinco) pontos e o 5º Set de 15(quinze) pontos. Em todos os sets a diferença obrigatória para se fechar um set deverá ser de 02 (dois) pontos, não existindo pontuação limite para tal, exemplo: 26 x 24 / 27 x 25 / 39 x 37, 100 x 98, etc.
Art. 9º - Os jogos terão uma tolerância de 15 (quinze) minutos, contados a partir do horário determinado na tabela de jogo.
Parágrafo Único: Com o sentido de eliminar quaisquer dúvidas, anotamos que a tolerância de uma partida é válida apenas para o 1º jogo da rodada (os jogos subsequentes não terão tolerância).
Caso a 1ª partida não seja realizada por qualquer motivo, a 2ª partida deverá ser iniciada no horário constante da tabela de jogos.
Art. 10º - É obrigatória que todos os atletas que estiverem constando na súmula atuem pelo menos 1 (um) set completo sujeito a penalizações para a EQUIPE e SEU COORDENADOR.
Art. 11º - Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderá ser transferida uma partida com menos de 48 horas, competindo a Secretaria de Esportes junto aos Diretores de Esportes tomar tal decisão.
Quando circunstâncias imprevistas interrompem o jogo, o 1º Árbitro, juntamente com a organização decidirá acerca das medidas necessárias a fim de garantir que sejam reestabelecidas as condições normais para o seu prosseguimento ou a designação de uma nova data.
§ A partida será reiniciada com os mesmos atletas, observada à pontuação do set no momento em que foi interrompida, mantendo as equipes os mesmo jogadores e suas posições. Os setes que já tiveram sido completados serão mantidos.
O procedimento acima citado será utilizado tanto nas partidas reiniciadas no mesmo dia, quanto naquelas transferidas para outro dia.
Art. 12º - O atleta que faltar 02(duas) partidas poderá ser substituído, conforme aprovação do Coordenador de sua equipe e da Comissão de Esportes.
- O Coordenador poderá solicitar à Comissão de Esportes, a substituição do atleta que faltar 02(duas) partidas.
- A troca deverá ser efetuada através da nota de cada atleta, sendo que a mesma é determinada pela Comissão.
Art. 13º - O coordenador que necessita de jogador como “Reforço” deverá solicitar a Comissão de Esportes somente após a 2ª Rodada do 1º Turno.
Art. 14º - O coordenador deverá fazer as alterações necessárias na equipe para que todos joguem.
Art. 15º - A equipe que retardar a partida será penalizada através de seu coordenador com uma advertência verbal. No caso de reincidência será advertido por escrito e caso ocorra pela 3ª vez à equipe perderá 01 (um) ponto.
Capítulo VI – Da Classificação e Disciplina
Art. 16º - Na hipótese de uma equipe vencer a partida por W.O. além dos 03 (três) pontos ganhos, terá ao seu favor o placar de 3x0, com parcias de 25x00, 25x00 e 25x00.
Art. 17º - No caso de W.O., a equipe infratora será penalizada com a perda dos pontos da partida e será penalizada pelo placar de 3x0 (75x00).
Art. 18º - Todas as infrações serão apreciadas e julgadas pela Comissão de Esportes, com base no Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva. As decisões serão irrevogáveis, irrecorríveis, irreversíveis e produzirão efeito imediato.
Art. 19º - Qualquer atleta vinculado à partida que venha a ser desqualificado, de qualquer partida, será imediatamente suspenso da próxima partida, além das penas que poderão ser impostas pela Comissão de Esportes e Diretoria da Associação Atlética Palmeiras, sujeito as penas previstas no Estatuto do Clube. O atleta que receber o 3º cartão AMARELO também será suspenso de sua próxima partida.
Art. 20º - A equipe que venha desrespeitar o Art. 9 será julgada pela Comissão de Esportes automaticamente terá os pontos anulados, Ex.: se a equipe venceu a partida será considerada derrotada. O coordenador será julgado e o atleta que não quis participar/ou não foi colocado em quadra serão julgados e poderão sofrer a suspensão que varia de 01 a 03 jogos
Capítulo VII – Da Premiação
Art. 21º - Serão oferecidos troféus e medalhas às equipes finalistas da seguinte forma:
- Troféu de Campeão;
- Troféu de Vice Campeão;
- Troféu de 3º Colocado;
- Medalhas às equipes Campeã, Vice Campeã e 3ª Colocada.
Capítulo VIII – Das Fases do Campeonato
Art. 22º - 1ª Fase - De Classificação:
- As equipes jogarão todas contra todas em turno e returno;
- Classificam-se para a fase seguinte as 04 equipes.
- Esta fase será disputada por pontos corridos.
Art. 23º - 2ª Fase – Semi Final:
- 1. A forma de cruzamento será a seguinte:
1º Colocado da 1ª Fase x 4º Colocado da 1ª Fase
2º Colocado da 1ª Fase x 3º Colocado da 1ª Fase
- Será melhor de um único jogo, onde a equipe vencedora se classificará para a disputa de Campeã e a equipe perdedora para a disputa de 3ª Colocada.
Art. 24 º - 3ª Fase - Final:
1. DISPUTA DE CAMPEÃ - será melhor de um único jogo, onde a equipe vencedora será declarada campeã.
2. DISPUTA DE 3º COLOCADO – Idem a disputa de campeã.
Capítulo IX – Critérios de Desempate
Art. 25º - O número mínimo de atletas para a disputa das partidas será de 05 (cinco) atletas.
Art. 26º - Para fins de classificação deverá ser contada a seguinte pontuação:
- VITÓRIA - (3-0; 3-1) 03 pontos;
- VITÓRIA - (3-2) 02 pontos;
- DERROTA - (2-3) 01 ponto;
- DERROTA - (0-3; 1-3) 00 ponto;
- W.O. - (25-0; 25-0; 25-0) 00 ponto;
Caso 02 (duas) ou mais equipes terminem empatadas, na tabela de classificação, por pontos ganhos, os critérios para se definir a classificação serão:
- Melhor Set Average - Se duas ou mais equipes estiverem empatadas no número de pontos elas serão classificadas em ordem decrescente pelo coeficiente resultante a partir da divisão do número de sets ganhos pelo número de sets perdidos.
2.Pontos Average – Se o empate persistir com base no coeficiente de set, as equipes serão classificadas em ordem decrescente pelo coeficiente resultante a partir da divisão de todos os pontos ganhos pelo total de pontos perdidos.
3.Nova Partida.
Capítulo X – Das Disposições Finais
Art. 27º - A comissão de esportes não se responsabiliza por acidentes de qualquer natureza ou indenização de jogadores ou equipes participantes.
Art. 28º - Uniforme das Equipes: Todos os atletas deverão utilizar camisas iguais com números impressos na frente ou nas costas, não sendo obrigatório o uso das bermudas iguais.
Art. 29º - Liberação de Ginásio: O ginásio que acolher uma rodada da competição deverá estar liberado e à disposição da competição, pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário estabelecido pela tabela.
CATEGORIA | IDADE | ALTURA DA REDE |
MISTO | A PARTIR DE 18 ANOS | 2,34 M |
Comissão Organizadora:
- Fabio Garcia;
- Márcio Conessa;
- Ana Claudia Aleixo;
- Francisleine Cristina Maia;
- Osmar Cavinato;
- Cleiton Cesar Guizzardi (Diretor);
- Richard Monteiro Perez (Diretor);