“REGULAMENTO GERAL 2016”
CAMPEONATO VOLEI MISTO
I) DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS
Art. 1
O campeonato visa promover uma maior integração entre os associados e praticantes do voleibol.
(II) DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
Art. 2
O campeonato obedecerá às disposições deste regulamento, das regras e do código desportivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e das demais legislações esportivas vigentes, afeitas à modalidade.
Art. 3
A organização e coordenação geral do campeonato caberão a Secretaria de Esportes e Comissão Organizadora da Associação Atlética Palmeiras, que cumprirá e fará cumprir este regulamento.
Art. 4
Aos organizadores compete:
- Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução;
- Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela dos jogos;
- Julgar os casos omissos deste regulamento;
- Apreciar e julgar todas as infrações ocorridas durante a competição.
III) DOS PARTICIPANTES
Art. 5
As equipes que participarem do campeonato serão consideradas conhecedoras deste regulamento, bem como das leis e regras da modalidade.
Art. 6
Os atletas que se inscreveram de Levantador (a) poderão somente jogar nesta posição. Caso o atleta inscrito como levantador jogar em outra posição, o jogo será paralisado para efetuar a trocado do levantador de posição e o coordenador será advertido verbalmente.
IV) DAS INSCRIÇÕES
Art. 7
As inscrições dos atletas deverão ser feitas através de fichas de inscrição fornecidas pela Secretaria do Clube e Secretária de Esporte.
Parágrafo Primeiro: Os Associados que se inscreverem após o termino das inscrições, serão considerados suplentes, receberão nota conforme todos os atletas e terá sua participação em caso de troca de atletas da mesma nota após analise e aprovação da Comissão de Esportes do Campeonato de Voleibol.
Parágrafo Segundo: Em caso da troca de atletas seja solicitada pela equipe onde possua membro da comissão de Esporte do Campeonato de Voleibol, este ou estes membros da equipe em questão não participaram da analise e aprovação.
Parágrafo Terceiro: A inclusão de atletas poderá ser feita até o final da 1ª fase, ou seja, não será permitida inscrição de atletas na fase Semifinais e Finais.
V) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 8
Todas as partidas serão disputadas pelo sistema de três sets (melhor de três sets) sendo que os dois primeiros sets terão a duração de 25 (vinte e cinco) pontos o 3° set terá a duração de 15 (quinze) pontos. Com exceção da Semifinal e Final, que será disputada pelo sistema de cinco sets (melhor de cinco sets) sendo que os quatro primeiros sets terão a duração de 25 (vinte e cinco) pontos e o 5º set terá a duração de 15 (quinze) pontos.
Em todos os sets, a diferença obrigatória para se fechar um set, será de 2(dois) pontos, não existindo pontuação limite para tal. Ex: 26X24, 27X25, 39X37, 100X98, etc.
Art. 9
Os jogos terão uma tolerância de 15 (quinze) minutos, contados a partir do horário determinado na tabela de jogo.
Parágrafo Único: Com o sentido de eliminar quaisquer dúvidas, anotamos que a tolerância de uma partida é valida apenas para o 1° jogo da rodada (os jogos subseqüentes não terão tolerância).
Caso a 1° partida não seja realizada por qualquer motivo, a 2° partida deverá ser iniciada no horário constante da tabela dos jogos.
Art. 10
É obrigatória que todos os Atletas que estiverem constando em súmula atuem pelo menos 1 set completo sujeito a penalizações a EQUIPE e SEU COORDENADOR.
Art. 11
Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior, poderá ser transferida uma partida com menos de 48 horas, competindo ao Departamento Técnico da competição tomar tal decisão.
Quando circunstâncias imprevistas interromperem o jogo, o 1° árbitro, juntamente com a organização, decidirão acerca das medidas necessárias a fim de garantir que sejam restabelecidas as condições normais para o seu prosseguimento ou a designação de uma nova data.
§ A partida será reiniciada com os mesmos atletas, observada à pontuação do set no momento em que foi interrompida, mantendo as equipes os mesmos jogadores e suas posições. Os sets que já tiverem sido completados serão mantidos.
O procedimento acima será utilizado tanto nas partidas reiniciadas no mesmo dia, quanto naquelas transferidas para outro dia.
Art. 12
O atleta que faltar 02 (duas) partidas poderá ser substituído, conforme aprovação do Coordenador de sua equipe e da Comissão de Esportes.
O Coordenador poderá solicitar à Comissão de Esportes, a substituição do atleta que faltar 02 (duas) partidas.
A troca deverá ser efetuada através da Nota de cada atleta, sendo que a mesma é determinada pela Comissão.
Art. 13
O Coordenador que necessitar de jogador como “reforço”, deverá solicitar à Comissão de Esportes somente após a 2ª Rodada do 1º turno.
Art. 14
O Coordenador deverá fazer as alterações necessárias na equipe para que todos joguem.
Art. 15
A equipe que retardar o jogo será penalizada através de seu coordenador com uma advertência verbal. No caso de reincidência será advertida por escrito, se o atraso ocorrer pela 3ª vez à equipe perderá 1 (um) ponto.
(VI) DA CLASSIFICAÇÃO E DISCIPLINA
Art. 16
Na hipótese de uma equipe vencer a partida por W.O. além dos 3 (três) pontos ganhos, terá ao seu favor o placar de 2X0, com parciais de 25X00 e 25X00.
Art. 17
No caso de W.O., a equipe infratora será penalizada com a perda dos pontos da partida.
Comentário: A equipe que provocou o W.O. será penalizada pelo placar de 2X0 (50X00).
Art. 18
Todas as infrações serão apreciadas e julgadas pela Comissão Organizadora do Campeonato, com base no Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva. As decisões serão irrevogáveis, irrecorríveis, irreversíveis e produzirão efeitos imediatos.
Art. 19
Qualquer ATLETA vinculada à partida que venha a ser desqualificado, de qualquer partida, será imediatamente suspenso de sua próxima partida, além das penas que poderão ser impostas pela Comissão Organizadora do Campeonato e Diretoria de Esporte da Associação Atlética Palmeiras sujeito as penas previstas no Estatuto do Clube. A pessoa que receber o 3° cartão amarelo também será suspenso (a) de sua próxima partida.
Art. 20
A Equipe que venha desrespeitar o Art.9 será julgada pela Comissão Organizadora do campeonato e automaticamente terá os pontos anulados Ex: se a equipe venceu a partida será considerada derrotada. O coordenador será julgado e o atleta que não quis participar/ou não foi colocado em quadra serão julgados e poderão sofrer a suspensão que varia de 1 a 3 jogos.
VII) DA PREMIAÇÃO
Art. 21
Serão oferecidos troféus e medalhas às equipes finalistas, da seguinte forma:
· Troféu ao campeão;
· Troféu ao vice-campeão;
· Troféu ao 3° colocado;
· 15 Medalhas à equipe campeã;
· 15 Medalhas à equipe vice-campeã;
· 15 Medalhas à equipe 3° colocada.
(VIII) DA FORMA DE DISPUTA E DESEMPATES
Art. 22
O Número mínimo de atletas para disputa das partidas será de 5 atletas.
Art. 23
O campeonato será disputado em 2 turnos, aonde todos irão se enfrentar e as 4 equipes que tiverem melhor pontuação se classificarão para as fases finais. Onde
1º Colocado da 1ª fase x 4º Colocado da 1ª fase
2º Colocado da 1ª fase x 3º Colocado da 1ª fase
Os vencedores disputam a Final e perdedores disputam o 3º lugar.
Para fins de classificação deverá ser contada a seguinte pontuação:
Vitória: 3 pontos
Derrota por 2x1: 1 ponto
Derrota por 2x0: 0 ponto
W. O.: 0 ponto.
Caso 2 (duas) ou mais equipes terminem empatadas, na tabela de classificação, por pontos ganhos, os critérios para se definir a classificação serão:
1. Melhor set 'average`;
2. Pontos 'average`;
3. Nova partida.
IX) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 24
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por acidentes de qualquer natureza ou indenização de jogadores ou equipes participantes.
Art. 25
Uniforme das Equipes:
Todos os atletas deverão utilizar camisas iguais com números impressos na frente ou nas costas, não sendo obrigatório o uso das bermudas iguais.
Art. 26
Liberação de Ginásios:
O ginásio que acolher uma rodada da competição deverá estar liberado e à disposição da competição, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes do horário estabelecido pela tabela.
CATEGORIA | ANO DE NASCIMENTO | ALTURA DA REDE |
MISTO | MAIORES DE 15 ANOS | 2,34 m |
Comissão Organizadora:
MICHEL FRANCISQUINI
MÁRCIO CONESSA
TONI ZAMPOL
FÁBIO GARCIA
MARCOS F. MARTINELLO