REGULAMENTO
Campeonato de Truco - Duplas / 2013
COPA : ( PAULO SUINO )
Capítulo I – Das Disposições Preliminares
Art. 1º - A Comissão de Esportes (TRUCO), legalmente instituída pela Diretoria da A.A. Palmeiras para, promover, organizar e dirigir os Campeonatos Internos do Clube, aprova o presente Regulamento para o Campeonato de Truco - Duplas / 2013 .
Art. 2º - Os jogadores e as duplas formadas pela Comissão de Esportes (TRUCO), ficam sujeitas aos preceitos deste Regulamento e do Código Disciplinar Desportivo.
Capítulo II – Das
Categorias
Art. 3º- O Campeonato terá 1 (uma) única categoria : ( Duplas )
Capítulo III – Das Equipes
Art. 4º- Foram inscritas 36 (Trinta e Seis ) duplas para o Campeonato.
Capítulo
IV – Das Fases do Campeonato
Art. 5º - 1ª Fase
1. 6 Grupos com 06 duplas cada grupo.
2. Classificam-se para a fase seguinte, as 4 (Quatro) melhores duplas de cada grupo .
Art. 6º - 2ª
Fase
1. 4 Grupos com 6 duplas cada grupo.
2. Classificam-se para a fase seguinte, as 4 (Quatro ) melhores duplas de cada grupo.
Art. 7º - 3ª Fase
1. 4 Grupos com 4 duplas cada grupo.
2. Classificam-se para a fase seguinte, as 2 ( Duas ) melhores duplas de cada grupo .
Art.
8º - 4ª Fase – Quartas de Finais
1. A forma de Disputa será da seguinte forma :
2. ( JOGO – 1 ) 1º Grupo ( 11 ) X 2º Grupo ( 14 )
3. ( JOGO – 2 ) 1º Grupo ( 12 ) X 2º Grupo ( 13 )
4. ( JOGO – 3 ) 1º Grupo ( 13 ) X 2º Grupo ( 12 )
5. ( JOGO – 4 ) 1º Grupo ( 14 ) X 2º Grupo ( 11 )
Art. 9º - 5ª
Fase – Semi - Finais
6. A forma de Disputa será da seguinte forma :
7. ( JOGO – 1 ) Vencedor Jogo ( 1 ) X Vencedor Jogo ( 4 )
8. ( JOGO – 2 ) Vencedor Jogo ( 2 ) X Vencedor Jogo ( 3 )
Art. 10º - 5ª
Fase – Finais
1. A forma de Disputa será da seguinte forma :
2. Perdedor do Jogo ( 1 ) X Perdedor do Jogo ( 2 ) Disputa de 3º Lugar
3. Vencedor do Jogo ( 1 ) X Vencedor do Jogo ( 2 ) Disputa de CAMPEÃO
Capítulo V – Do Critério de
Pontuação e W.O
Art. 11º - O Critério de Pontuação será o seguinte:
1. 3 ( Três ) pontos para a dupla vencedora
2. 1 ( Um ) ponto para a dupla perdedora .
3. Abandonar a Partida – Caso a dupla abandone a partida, mesmo que tenha ganho alguma partida, perderá 1 (um) ponto e a dupla adversária ganhará 3 (três) pontos . Neste caso, será atribuído 36 pontos para a dupla que permaneceu e não será atribuído ponto algum a dupla que abandonou , independente dos pontos que eventualmente possam ter sido marcados até o momento em que a partida foi encerrada .
4. WO ( – 3 pontos para a dupla faltante )
5. ( 3 pontos para a dupla que compareceu )
6. Caso no dia do jogo uma dupla não compareça, será decretado WO. Se coincidir de no dia as duas duplas não comparecerem, será decretado WO duplo (as duas duplas perderão 3 pontos).
7. A dupla que cometer 2 (Dois) WO sem justificativa por escrito e assinada pela dupla, será eliminada do campeonato e sujeita à não participar do campeonato seguinte.
8. No caso de eliminação da dupla, todos os jogos da dupla eliminada serão anulados, ou seja, serão desconsiderados todos os resultados, independente de ter ganho ou perdido algum jogo.
9. A dupla que cometer abandono ou “WO”, além da punição prevista neste Regulamento, poderá ser punida também pela Comissão de Esportes (TRUCO).
Capítulo VI – Do Critério de Desempate
Art. 12º- O Critério de Desempate será o seguinte:
1. Confronto direto (Só entre 2 Duplas) ( Dentro da Fase ) .
2. O Saldo de Partidas (Partidas ganhas, menos as Perdidas) – ( Dentro da Fase )
3. Sorteio
Art. 13º- Perderá direito ao critério de desempate :
1. A dupla que abandonar o jogo antes do seu final ( Dentro da Fase ) .
2. A dupla que cometer “ WO ”, mesmo que seja justificado
- Dentro da Fase
Capítulo VII – Dos Horários dos Jogos
Art. 14º- Todos os jogos do Campeonato terão o seu início conforme horário previsto na tabela.
Art. 15º- Os jogos serão realizados às 3ª, 4ª e 5ª feiras, às 20:00 horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos. Após esse prazo será decretado o “WO” para a dupla ausente, salvo se a dupla adversária esperar.
Art. 16º- Jogos antecipados ou adiados: A dupla poderá antecipar ou adiar a partida desde
que jogue antes da Próxima Rodada de Ambas as Duplas .
Se
não jogar durante a semana seguinte do jogo será considerado ( W.O ) .
Se houver algum
problema com relação ao adiamento ou antecipação do
jogo, o caso será levado
a Comissão de Esportes (TRUCO) , que decidirá analisando a situação.
A dupla que necessitar da antecipação ou do adiamento de um jogo deverá primeiro acertar com a dupla adversária, comunicando posteriormente a Secretaria de Esportes. Caso a dupla adversária não aceite a antecipação ou adiamento fica mantido a data da tabela. Caso seja aceito a antecipação ou adiamento, fica valendo a data combinada entre as duplas.
Capítulo
VIII – Das Penalidades
Art. 17º - Toda atitude anti-desportiva que vier a ocorrer antes, durante e após o jogo, no âmbito ou no interior do Clube em decorrência do mesmo, será apreciada e julgada pela Comissão de Esportes (TRUCO).
Art. 18º - Os jogadores que abandonarem o campeonato como forma de protesto, poderão ficar suspensos, a critério da Comissão de Esportes (TRUCO).
Art. 19º - Fica terminantemente proibido aos jogadores proferir palavras de baixo calão e ofensas durante as partidas, sob pena de ser punido pela Comissão de Esportes (TRUCO).
Art. 20º - O Clube não se responsabiliza por eventuais acidentes com os jogadores, que possam ocorrer durante o Campeonato.
Art. 21º - Todo caso grave de indisciplina (agressão ou fato que extrapole o jogo), além da punição na área desportiva atribuída pela Comissão de Esportes (TRUCO), os envolvidos poderão ser punido também pela Diretoria do Clube, de acordo com os Artigos 37, 38, 39 e 40 do Estatuto Social.
Capítulo
IX – Dos Recursos
Art. 22º- Toda e qualquer reclamação deverá ser formulada por escrito, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas do horário de início do jogo, objeto do recurso, e encaminhado a Comissão de Esportes (TRUCO) para análise e julgamento.
Art. 23º- Todo jogador terá direito de fazer sua “defesa prévia” e de “recurso de punição”, às penalidades definidas pela Comissão de Esportes (TRUCO).
Capítulo
X – Das Regras do Jogo
Art. 24º - Os jogos serão disputados até que uma das duplas tenha vencido 3(três) partidas e assim obtendo a vitória.
Art. 25º - As duplas ficarão encarregadas de conferir o baralho na mesa do jogo.
Art. 26º- Fica proibido qualquer tipo de conversa, ou outro tipo de manifestação provocativa, nas mesas durante as partidas, sob risco de penalidade para a dupla, mediante apuração da Comissão de Esportes (TRUCO).
Art. 27º - A Súmula do jogo deverá ficar exposta a todos os jogadores, para que não haja dúvidas, e os pontos deverão ser marcados sob a mesa para que todos os jogadores possam visualizar. Em caso de erro na hora de marcar os pontos da partida, as duplas deverão chamar um membro da comissão organizadora e assim fazendo a correção. (Não será aceito rasura na súmula do jogo, podendo sofrer punição caso não tenha o visto de algum membro da comissão organizadora).
Art. 28º- Os casos omissos ou duvidosos que não constar no presente Regulamento, serão resolvidos pela Comissão de Esportes (TRUCO).
Capítulo
XI – Da Comissão de Esportes (TRUCO)
Art. 29º - Não será permitido a substituição de qualquer jogador da dupla, salvo casos de doença ou força maior, que será definida pela Comissão de Esportes (TRUCO), analisando caso a caso.
Art. 30º - Se julgar necessário, a Comissão de Esportes (TRUCO) poderá excluir a dupla que infringir o Regulamento do Campeonato.
MEMBROS DA COMISSÃO DE ESPORTES (TRUCO)
1. Diretor de Esportes: ...Rodrigo Campanhã Ávila Franco...(Rodrigo).
2. Coordenador: ................Anderlei Hervaz...................(Max).
3. Membro .........................Luiz Gustavo Marques............( Darta).
4. Membro .........................Valdemir Gabriel................(Mi Gabriel).
5. Membro .........................Miguel Gilberto Gonçalves ...... (Gil).
COMISSÃO
DE ESPORTES (TRUCO)
A.A.
Palmeiras