Início do Conteúdo Principal

REGULAMENTO  

 

Campeonato de Truco - Duplas / 2011

 

COPA : ( TÉIO )

ANTONIO SERGIO CABANÃS

 

 

Capítulo I – Das Disposições Preliminares

 

Art. 1º - A Comissão de Esportes, legalmente instituída pela Diretoria da A.A. Palmeiras para, promover, organizar e dirigir os Campeonatos Internos do Clube, aprova o presente Regulamento para o Campeonato de Truco - Duplas / 2011 .

Art. 2º - Os jogadores e as duplas formadas pela Comissão de Esportes, ficam sujeitas aos preceitos deste Regulamento e do Código Disciplinar Desportivo .

 

Capítulo II – Das Categorias

 

Art. 3º - O Campeonato terá 1 (uma) única categoria : ( Duplas )

 

Capítulo III – Das Equipes

 

Art. 4º - Foram inscritas 44 (Quarenta e Quatro) duplas para o Campeonato.

 

Capítulo IV – Das Fases do Campeonato

 

Art. 5º - 1ª Fase

1.     2 Grupos de 22 duplas .

2.     Classificam-se para a fase seguinte, as 8 ( Oito ) melhores duplas de cada grupo .

          

           Art. 6º - 2ª Fase – Oitavas de Finais

 

           Art. 7º - 2ª Fase – Quartas de Finais

 

           Art. 8º - 3ª Fase – Semi -Finais

 

           Art. 9º - Fase – Final

 

Capítulo V – Do Critério de Pontuação e W.O

 

Art. 10º - O Critério de Pontuação será o seguinte:

1.      3 ( Três ) pontos para a dupla vencedora

2.      1 ( Um )  ponto para a dupla perdedora .

3.      Abandonar a Partida – Caso a dupla abandone a partida , mesmo que tenha ganho alguma partida, perderá 1 (um ) ponto e a dupla adversária ganhará 3 (Três) pontos, salvo entendimento diverso da comissão .  

4.      WO ( – 3 pontos para a dupla faltante )

5.               (   3 pontos para a dupla que compareceu )

6.      Caso no dia do jogo uma dupla não compareça, será decretado WO. Se coincidir de no dia as duas duplas não comparecerem, será decretado WO Duplo e as duas duplas perderão 3 pontos .

7.      A dupla que cometer 2 ( Dois ) WO sem justificativa por escrito e assinada pela a dupla, será eliminada do campeonato e sujeita à não participar do campeonato seguinte.

                      8.  A dupla que cometer abandono ou “WO”, além da punição prevista neste Regulamento, poderá ser punida também pela Comissão de Esportes.

 

Capítulo VI – Do Critério de Desempate

 

Art. 11º - O Critério de Desempate será o seguinte:

1.     Confronto direto ( Só entre 2 Duplas ).

2.     O Saldo de Partidas ( Partidas ganhas, menos as Perdidas – ( Dentro da Fase )

3.      A soma dos Pontos das Partidas – ( Dentro da Fase )

4.     Sorteio

 

Art. 12º - Perderá direito ao critério de desempate :

1.     A dupla que abandonar o jogo antes do seu final.

2.     A dupla que cometer “ WO ”, mesmo que seja justificado .

 

Capítulo VII – Dos Horários dos Jogos

 

Art. 13º - Todos os jogos do Campeonato terão o seu início conforme horário previsto na tabela.

Art. 14º - Os jogos serão realizados às 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras, às 20:00 horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos. Após esse prazo será decretado o “WO” para a dupla ausente, salvo se a dupla adversária esperar.

Art. 15º - Jogos antecipados ou adiados: A dupla poderá antecipar ou adiar a partida desde que jogue dentro da semana em que seria realizado o jogo (até na 6ª feira).  

                               Se não jogar durante a semana do jogo será considerado ( W.O ) .

                        Os jogos antecipados e adiados, não poderão ser realizados aos Sábados,

            Domingos e  Feriados .

                 A dupla que necessitar da antecipação ou do adiamento de um jogo, deverá primeiro acertar com a dupla adversária, comunicando posteriormente a Secretaria de Esportes. Caso a dupla que antecipou ou adiou a partida esqueça de avisar a secretaria de esportes a partida estará prevista para o dia da tabela e assim não comparecendo as 2 duplas será declarado W.O Duplo. Caso a dupla adversária não aceite a antecipação, fica mantido a data da tabela.

 

Capítulo VIII – Das Penalidades

 

Art. 16º - Toda atitude anti-desportiva que vier a ocorrer antes, durante e após o jogo, no âmbito ou no interior do Clube em decorrência do mesmo, será apreciada e julgada pela Comissão de Esportes.

Art. 17º - Os jogadores que abandonarem o campeonato como forma de protesto, poderão ficar suspensos, a critério da Comissão de Esportes.

Art. 18º - Fica terminantemente proibido aos jogadores proferir palavras de baixo calão e ofensas durante as partidas, sob pena de ser punido pela Comissão de Esportes.

Art. 19º - O Clube não se responsabiliza por eventuais acidentes com os jogadores, que possam ocorrer durante o Campeonato.

Art. 20º - Todo caso grave de indisciplina (agressão ou fato que extrapole o jogo), além da punição na área desportiva atribuída pela Comissão de Esportes, os envolvidos poderão ser punido também pela Diretoria do Clube, de acordo com os Artigos 37, 38, 39 e 40 do Estatuto Social.

 

Capítulo IX – Dos Recursos

 

Art. 21º - Toda e qualquer reclamação deverá ser formulada por escrito, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas do horário de início do jogo, objeto do recurso, e encaminhado a Comissão de Esportes para análise e julgamento.

Art. 22º - Todo jogador terá direito de fazer sua “defesa prévia” e de “recurso de punição”, às penalidades definidas pela Comissão de Esportes.

 

Capítulo X – Das Regras do Jogo

 

Art. 23º - Os jogos serão disputados até que uma das duplas tenha vencido 3 ( Três )  partidas e assim obtendo a vitória .

Art. 24º - As duplas ficarão encarregadas de conferir o baralho na mesa do jogo.

 Art. 25º - Fica proibido qualquer tipo de conversa, palavra ao jogo ou outro tipo de manifestação provocativa , nas mesas durante as partidas, sob risco de penalidade para a dupla, mediante apuração da Comissão de Esportes.

Art. 26º - A Súmula do jogo deverá ficar exposta à todos os jogadores, para que não haja dúvidas, e os pontos deverão ser marcados sob a mesa para que todos os jogadores possam visualizar. Em caso de erro na hora de marcar os pontos da partida, as duplas deverão chamar um membro da comissão organizadora e assim fazendo a correção. (Não será aceito rasura na súmula do jogo, podendo sofrer punição caso não tenha o visto de algum membro da comissão organizadora).

Art. 27º - O que não constar no presente Regulamento segue as regras oficiais do jogo do truco.

 

Capítulo XI – Da Comissão de Esportes

 

Art. 28º - A substituição de qualquer jogador da dupla, será definida pela Comissão de Esportes, analisando caso a caso.

Art. 29º - Se julgar necessário, a Comissão de Esportes poderá excluir a dupla que infringir o Regulamento do Campeonato.

               

 

MEMBROS  DA  COMISSÃO

 

 

____ LUIZ GUSTAVO MARQUES ( DARTA )

 

____ RODRIGO CAMPANHÃ ÁVILA FRANCO  ( RODRIGO )

 

___ SILVIO RICARDO RIGHI ( SILVIO RIGHI )



 

COMISSÃO DE ESPORTES

A.A. Palmeiras

Desenvolvido com por W3 CORP