Início do Conteúdo Principal

            REGULAMENTO

 

CAMPEONATO INTERNO DE BOCHA – 2014 (INDIVIDUAL)

COPA : ( PIO DENADAE )

 

Introdução

O Campeonato Interno de Bocha 2014 (Individual) – “Copa Pio Denadae”, promovido pela A.A. Palmeiras, tem por objetivo promover o esporte como forma de educação para o lazer, valorizando sempre o respeito e a ética, além de atender aos anseios dos bochófilos associados, proporcionando-lhes de forma coordenada, saudável e alegre, a oportunidade para um melhor convívio. Tem por objetivo ainda, promover a integração e interação entre os participantes, a fim de que fortaleçam suas relações.

Que possamos contribuir de alguma forma na formação de valores humanos através do esporte.

A Secretaria de Esportes, órgão responsável para promover, organizar e dirigir os Campeonatos Internos do Clube aprova o presente regulamento.

            

Capítulo I – Das Disposições Preliminares

 

Art. 1º - Os participantes inscritos ficam sujeitos aos preceitos deste Regulamento.

 

        Parágrafo Único: Além dos dispositivos constantes no presente regulamento, ficam os participantes sujeitos aos preceitos do Código Disciplinar Desportivo do clube.

 

Capítulo II – Das Faixas Etárias

Art. 2º - Os 50 (cinqüenta) bochófilos inscritos para o Campeonato Interno de Bocha 2014 (Individual) – “Copa Pio Denadae”, foram divididos pela Secretaria de Esportes, em 4 (quatro) faixas, conforme critérios técnicos, assim determinados:

 

I – Faixa A: 14 bochófilos

II – Faixa B: 12 bochófilos

III – Faixa C: 12 bochófilos

IV – Faixa D: 12 bochófilos

 

      Parágrafo Único: Os bochófilos jogarão dentro da sua respectiva faixa.

 

Capítulo III – Das Fases do Campeonato

 

Art. 3º - 1ª FaseDe Classificação:

Esta fase será disputada no sistema de pontos corridos, em turno único, onde os bochófilos jogarão todos contra todos, dentro da sua respectiva faixa.  Ao final dela, os 8 (oito) melhores na tabela de classificação, avançam a próxima fase.

 

         2ª FaseQuartas de Finais:

Nesta fase os bochófilos serão divididos em 2 (dois) grupos com 4 (quatro) bochófilo em cada grupo. Os grupos serão dividos de acordo com a classificação da 1ª fase, a saber: Grupo 1 (1º - 3º - 5º e 7º) e Grupo 2 (2º - 4º - 6º e 8º). Os bochófilos jogarão no sistema de pontos corridos, todos contra todos, dentro de seu respectivo grupo, avançando para a próxima fase, os 2 (dois) melhores colocados de cada grupo. Caso haja empate entre os bochófilos no número de pontos dentro do grupo, o critério de desempate a ser utilizado é a classificação na fase anterior.

 

         3ª FaseSemi-Finais:

As semi-finais serão disputadas no sistema eliminatório, onde as duplas jogarão, dentro de sua respectiva faixa. A forma de cruzamento será da seguinte forma: 1º Colocado do Grupo 1 contra o 2º Colocado do Grupo 2 e 1º Colocado do Grupo 2 contra o 2º Colocado do Grupo 1. A cancha que será jogada a partida, será definida através de sorteio, que será realizado minutos antes da data e horário previsto na tabela para as partidas. As faixas A e B jogarão nas canchas 1 e 2 (sorteio) e as faixas C e D, jogarão nas canchas 2 e 3 (sorteio). As duplas vencedoras, em cada faixa, classificam-se para a próxima fase e farão a grande final. As duplas perdedoras, em cada faixa, se enfrentam para definir a 3ª e 4ª colocação.

 

         4ª FaseFinais:

         A final e a disputa de 3ª e 4ª colocação serão disputadas no sistema eliminatório, onde as duplas jogarão, dentro de sua respectiva faixa. A cancha será definida através de sorteio, que será realizado minutos antes da data e horário previsto na tabela para a partida. As faixas A e B jogarão nas canchas 1 ou 2 (sorteio) e as faixas C e D, jogarão nas canchas 2 ou 3 (sorteio).

 

Capítulo IV – Do Critério de Pontuação

 

Art. 4º - O critério de pontuação será o seguinte:

 

          I - Vitória –  3 (três) pontos.

          II - Empate – 2 (dois) pontos.

              III - Derrota – 1 (um) ponto.

              IV - Abandono – 0 (zero) ponto. (encerramento antes do final da partida).

V - WO –  0 (zero) ponto. (não comparecer para a partida).

 

Capítulo V – Do Critério de Desempate

 

Art. 5º - O critério de desempate será o seguinte:

 

          I - Maior número de vitórias.

          II – Confronto direto (só entre 2 bochófilos)

              III – Maior número de pontos marcados.

              IV - Menor número pontos sofridos.

              V – Saldo de pontos (pontos marcados, menos pontos sofridos).

              VI - Sorteio

 

Art. 6º - Perderá direito ao critério de desempate:

         

              I – O participante que abandonar a cancha antes do final da partida.                      II – O participante que cometer “WO”.

 

Capítulo VI – Da Tabela e Dos Horários dos Jogos

Art. 7º - As datas e horários dos jogos serão definidos pela Secretaria de Esportes, que divulgará tabela.

Parágrafo Único: A tabela será divulgada com antecedência no site do clube (esportes@palmeirasjau.com.br), anexada no mural do clube (ao lado das canchas de bocha), e também enviada por e-mail a todos os participantes cadastrados no arquivo de contato.

Art. 8º - As partidas devem ser realizadas nas datas, locais e horários previstos na tabela.

§ 1º: Os jogos poderão ser remarcados (antecipados ou prorrogados), desde que, ambos os bochófilos envolvidos estejam de acordo. A nova data deverá ser comunicada à Secretaria de Esportes ou ao Coordenador do Campeonato, para que homologue o acordo estabelecido.

§ 2º: Os jogos remarcados poderão ser realizados em qualquer dia, local e horário (conforme combinado entre as duplas), observando-se o calendário dos jogos agendados pela tabela, os quais terão preferência. Em caso de prorrogação, a partida deverá impreterivelmente ser realizada até o sábado as 12:00 horas da semana que estiver inicialmente marcada.

§ 3º: Os jogos que, por ventura, sejam remarcados e realizados antes das rodadas normais, deverão ser interrompidos caso não terminem antes do horário previsto para a realização do primeiro jogo da noite às 19:00 hs. Nessa situação, obedece-se os critérios do Parágrafo Único do Artigo 21.

§ 4º: Caso não haja comunicação à Secretaria de Esportes, esta não se responsabilizará no que diz respeito a situações pertinentes para o bom andamento da partida, podendo, nesses casos, homologar ou não o resultado.

§ 5º: Se por algum motivo pessoal, a partida depois de iniciada precisar ser interrompida, só haverá continuidade da mesma, caso haja concordância do adversário, independentemente do motivo. Nessa situação, obedece-se os critérios do Parágrafo Único do Artigo 21. Se não houver concordância, a partida será dada por encerrada e o adversário declarado vencedor.

§ 6º: Caso o bochófilo não compareça na data e hora prevista na tabela, estará cometendo o W.O. (Win Out). Nesse caso será considerado o resultado de 2 (dois) a 0 (zero), com a contagem de (18/0 – 18/0) em favor do adversário.

§ 7º: Caso o bochófilo abandonar a partida, será considerado o resultado de 2 (dois) a 0 (zero), com a contagem de (18/0 – 18/0) em favor do adversário, independente do placar no momento do abandono.

§ 8º: O bochófilo que cometer 2 (dois) W.O. , seguidos ou não, será eliminado do campeonato. Todos os seus resultados serão mantidos, e todos os seus próximos jogos serão anotados 2 (dois ) a 0 (zero ), com a contagem de ( 18|0 – 18|0 ) em favor do adversário.

§ 9º: O prazo de tolerância de atraso será de 15 (quinze) minutos com relação ao horário previsto na tabela, apenas para a primeira partida de cada rodada. Na segunda e terceira partida, a tolerância será de 5 (cinco) minutos após o término da partida anterior.

§ 10: O relógio que servirá de base para estabelecer o horário oficial, será o do computador da Portaria.

 

Capítulo VII – Dos Uniformes

Art. 9º - Os participantes deverão participar dos jogos com calçado apropriado para a prática do Bocha.

Capítulo VIII – Dos Participantes

 

Art. 10 - O participante que abandonar o Campeonato como forma de protesto, poderá ficar suspenso, a critério da Secretaria de Esportes.

 

Art. 11 - Fica terminantemente proibido aos participantes, proferirem palavras de baixo calão e ofensas durante as partidas, sob pena de ser punido pela Secretaria de Esportes e pela Diretoria do Clube.

 

Art. 12 – Quando for considerado abandono ou “WO”, além da punição prevista no art. 6º, incisos I e II, poderá haver punição ao participante que abandonou a cancha ou que faltou sem justo motivo, se a Secretaria de Esportes assim entender necessário.

 

Art. 13 - O clube não se responsabiliza por eventuais acidentes que possa ocorrer com os participantes durante o campeonato.

 

Art. 14 - Toda conduta anti-desportiva que vier a ocorrer antes, durante e após a partida, no âmbito do jogo ou no interior do Clube em decorrência da mesma, será apreciada e julgada pela Secretaria de Esportes e se necessário, pela Diretoria do Clube.

 

Art. 15 - Todo caso grave de indisciplina (agressão ou fato que extrapole o campo de jogo), será encaminhado à Diretoria do Clube, para avaliação sobre possível punição do Clube, de acordo com as regras do Estatuto Social, sem prejuízo da punição na área desportiva atribuída pela Secretaria de Esportes.

 

Capítulo IX– Dos Recursos

Art. 16Toda e qualquer reclamação, deverá ser formulada por escrito, e encaminhada à Secretaria de Esportes para análise e julgamento, até as 17:00 hrs da Terça-Feira, subseqüente a semana da partida.

Parágrafo Único: Todo participante terá direito a fazer sua defesa prévia, bem como protocolar recurso de punição das penalidades aplicadas pela Secretaria de Esportes.

 

Capítulo X– Das Regras do Jogo

 

Art. 17 – Os jogos serão em 2 (duas) partidas, que terminarão quando um dos bochofilos atingir 18 (dezoito) pontos.

    

     Parágrafo Único: Quando o sistema de disputa for eliminatório, em caso de empate, será realizada uma terceira partida para definir o bochófilo vencedor.

 

          Art. 18 – Cada bola valerá 2 (dois) pontos.

 

Art. 19 - As regras e demais critérios não disciplinados neste regulamento, serão as mesmas da Federação Paulista de Bocha.

 

Capítulo XI– Das Disposições Gerais

Art. 20 - A presença do árbitro em partida não será obrigatória, devendo ser conduzida pelos próprios jogadores através da disciplina, respeito e bom senso.

§ 1º: Os resultados das partidas deverão ser anotados na prancheta que ficará disponível na cancha e repassados a Secretária de Esportes, após o término da partida.

§ 2º: Caso haja alguma ocorrência, a Secretaria de Esportes, será responsável por resolvê-las.

Art. 21 - A partida interrompida pela ação da natureza e/ou de infra-estrutura do local de jogo será remarcada pela Secretaria de Esportes.

Parágrafo Único: A partida deverá ser reiniciada no seu ponto de paralisação, devendo ser obedecida à contagem em que foi paralisada.

Art. 22 - As bochas serão de responsabilidade da A.A. Palmeiras.

Art. 23 - Os casos omissos não constantes no presente regulamento serão analisados e decididos pela Secretaria de Esportes.

 

Capítulo XII– Da Secretaria de Esportes e do Coordenador do Campeonato

 

Art. 24 - Caberá aos membros da Secretaria de Esportes, relatar por escrito, fatos graves ocorridos no transcorrer dos jogos ao qual estejam assistindo, para que se possa julgar e apenar com mais justiça.

 

        Parágrafo Único: Caberá ainda aos membros constantes no caput, apurar quaisquer fatos a respeito da partida que lhes sejam trazidos, sob qualquer forma e por qualquer pessoa.

 

Art. 25 - São considerados membros da Secretaria de Esportes:

 

             Diretor de Esportes: Rodrigo Campanhã Avila Franco (RODRIGO).

             Coordenador de Esportes: Sidney Bigliassi (CURICA).

             Coordenador de Esportes: Anderlei Hervaz (MAX).

              

 

Desenvolvido com por W3 CORP